Comece o ano cuidando do que realmente importa: sua saúde!
O começo de um novo ano é sempre tempo de renovação e otimismo. Nessa fase costumamos fazer listas de metas para o período que temos pela frente, com a esperança de que dias melhores estão por vir e que temos a chance de um recomeço.
Então, por que não aproveitar o primeiro mês do ano para já começar a colocar as metas em dia? A dica é: vamos dar início olhando para saúde! Afinal, se ela não está em dia todo o resto fica comprometido.
Aproveite esse recomeço, agende uma consulta com o seu médico e faça seus exames de rotina. Lembre-se, diferente do que muita gente acredita, exames preventivos são, como o próprio nome diz, para a prevenção de doenças, por isso, não é necessário esperar um sintoma ou desconforto para fazer.
Exames como o de sangue, urina e fezes são os mais comuns e conhecidos para a prevenção, mas poucas pessoas sabem que a ressonância e a tomografia, por exemplo, também podem ser feitas como forma preventiva e investigativa.
Nesse primeiro material do ano gostaríamos de convidar você, nosso leitor e parceiro a conhecer um pouco mais sobre alguns dos exames e serviços que nós da CDIP oferecemos, com excelência, aos nossos pacientes.
Entenda mais sobre a Ressonância Magnética
O exame de Ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos disponíveis hoje no mercado da saúde. Esse exame é capaz de mostrar, com ótima definição, as estruturas internas dos órgãos, sendo essencial para diagnosticar diversos problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.
Como é realizado?
A Ressonância Magnética é realizada por meio de uma grande máquina, que cria as imagens de alta definição dos órgãos internos, por meio do uso de um campo magnético, que provoca uma agitação das moléculas do corpo, captadas pelo aparelho e transferidas para um computador. Com duração de cerca de 15 a 30 minutos, o exame, normalmente, não exige nenhum preparo por parte do paciente, mas, em alguns casos, recomenda-se o uso de um contraste, que é injetado pela veia.
Para esse exame é necessário retirar todos os itens de metal que possui, como brincos, botões, zíper etc. Em seguida, o paciente é colocado em uma maca e a parte do corpo a ser estudada é coberta por um aparelho chamado bobina, que é utilizado para potencializar os efeitos do campo magnético e proporciona uma melhora na qualidade da imagem. A maca então desliza para dentro de um grande tubo, que é a máquina onde se realiza o exame. Ao longo do tempo em que estiver no equipamento o paciente deve ficar parado até a indicação do profissional que está acompanhando o exame.
IMPORTANTE: ao longo de todo o exame o paciente é assistido e monitorado pela equipe da CDIP, que pode ser acionada, a qualquer momento pela campainha.
Ressonância na CDIP
A CDIP é um dos mais conceituados centros de diagnósticos do país, com a realização de mais de mais de quatro mil exames de ressonância magnética em pacientes de todo o Brasil.
Nas unidades da CDIP é permitida a presença de acompanhantes na hora da realização do exame, caso necessário. Além disso, os aparelhos da CDIP contam com grande espaço, adaptando-se perfeitamente a cada paciente e garantindo o máximo de conforto.
O equipamento, disponível nas unidades da CDIP é um dos mais silenciosos do mundo e, dependendo do exame que vai ser realizado, o paciente poderá fazer o procedimento ouvindo música, com o uso de fones de ouvido.
Entenda mais sobre a Tomografia Computadorizada
Essa tecnologia pode ser descrita como um marco na história da Medicina, pois, desde a sua introdução, nos anos 70, proporcionou grande avanço na área da Radiologia, trazendo benefícios incontestáveis para o diagnóstico médico.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem, que utiliza raios X para gerar imagens do corpo, que são processadas por um computador. Esse procedimento pode ser feito para se ter imagens dos ossos, de órgãos ou de tecidos, sem causar qualquer dor. Assim como a Ressonância, descrita acima, a Tomografia pode ser realizada, em alguns casos, com ou sem o uso de contraste, utilizado para facilitar a visualização de certas partes do corpo.
Esse exame é normalmente utilizado para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões.
Tipos de tomografias
– Tomografia de crânio: que é indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas;
– Tomografia de abdômen e de pelve: normalmente solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma;
– Tomografia de membros superiores e inferiores: indicada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
– Tomografia de tórax: usada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento e avaliação da evolução de tumores.
O exame
Esse é um procedimento simples e rápido, com duração média de 10 a 25 minutos. Para esse exame o paciente é colocado em uma maca, que é deslocada para o tomógrafo, que é uma espécie de túnel. Ao longo do procedimento, a maca pode ser deslocada para dentro e para fora do tomógrafo, de acordo com o objetivo do exame. A tomografia computadorizada não dói e nem causa aflição, já que o equipamento é aberto.
Entenda mais sobre o Raio X
Também conhecido popularmente por radiografia, o Raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que utiliza de baixas doses de radiação para identificar, de forma rápida, possíveis alterações na estrutura de ossos e de órgãos. Por ser de baixo custo, rápido e útil na investigação de uma série de doenças, é amplamente utilizado nas chamadas Emergências dos hospitais de todo o país.
Como é realizado?
O exame é realizado por um técnico de radiologia especializado e, posteriormente, os resultados são analisados por um médico. Dependendo da região do corpo que é preciso analisar, o profissional irá indicar a posição que o paciente deve ficar na maca, para que o exame seja realizado com mais sucesso.
Esse tipo de exame é indicado não só para casos de lesões, mas também para acompanhar e diagnosticar artrites, osteoporoses, infecções e até mesmo câncer nos ossos.
Conhecimento + tecnologia = excelência CDIP
Na CDIP o conhecimento alia-se à tecnologia para fornecer muito mais que uma bonita imagem: um diagnóstico rápido, preciso e seguro.
Esta tem sido a missão da CDIP ao longo dos anos. Dedicação e qualidade aos nossos pacientes.
Agora que você já conhece mais sobre o trabalho da CDIP, não perca mais tempo!
Entre em contato com o seu médico, marque uma consulta de rotina e agende seus exames preventivos em 2022.
Dê as boas-vindas para dias melhores, com ainda mais saúde!